O principal objetivo, em específico, do Design Gráfico é comunicar o que a marca quer através de elementos digitais, ajudando assim no posicionamento no mercado e no marketing digital.
Porém lindas com clientes nem sempre é fácil, muitos deles mandam aquelas famosas frases: “Tu faz bem rapidinho.”, “É coisa simples", “Tô sem ideia, mas eu confio na tua criatividade!”, muitas das vezes querendo atrapalhar todo o processo de criação (nem sempre intencionalmente), mas de modo que atenda o problema dele.
Mas, afinal, como ter um bom processo criativo e não ter que ficar lhe dando com esses tipos de comentários que geralmente só fazem atrapalhar?
Por mais que o cliente queira a solução o mais rápido possível, pode acontecer (e geralmente acontece quando não se tem um bom processo criativo) do resultado do projeto sair totalmente ao contrário do comentário que ele deu, comprometendo a comunicação visual da marca e consequentemente os resultados das estratégias de marketing nas redes sociais e campanhas digitais (Facebook Ads, Google Ads, Linkdin Ads e outros):
Se não for tão rápido assim? Se não for algo tão simples? E o pior, quando ele confia na sua criatividade e pede pra alterar tudo porque não gostou…
É frustrante, né? O seu processo provavelmente deve estar bem desorganizado. Por isso, aqui vão 04 dicas preciosas:
Demonstre autoridade na forma que você trabalha
Muitas vezes o seu cliente pode querer reformular o modo que você trabalha e prefere que seja do jeito dele, mas, é muito importante que você seja firme (sem ser grosso) e reafirme para ele o modo que você trabalha. Afinal, a marca além de bonita precisa ser autentica.
Não abra mão do seu modo de trabalho para agradá-lo, caso aceite, provavelmente você irá ficar incomodado durante todo o processo do projeto por não estar sendo feito do seu jeito habitual e irá demorar mais que o normal.
Não pule etapas do seu processo
Digo por experiência própria, não pule suas etapas!
Certa vez eu estava desenvolvendo um projeto para uma cliente, que passou muito tempo me apressando para que eu entregasse o projeto, pois ela estava precisando com urgência. Porém, já tínhamos definido o prazo da entrega final antes do fechamento do contrato.
De qualquer forma resolvi tentar ajudar e pulei todas as etapas cruciais, entreguei o projeto em menos de uma semana e ela não gostou do resultado, fiz diversas alterações e não saímos de um buraco sem fim. Por fim, a cliente topou esperar mais um pouco, tive que refazer todo o projeto do início para passar por todas as etapas e no final ela amou o resultado. Resumindo, o projeto que deveria ser entregue em no máximo 15 dias saiu com mais de 1 mês porque tive que reiniciar tudo.
Para respeitar esse tempo, o processo criativo deve ser respeitado ao máximo. Afinal, a identidade visual determina como a empresa vai se apresentar ao público e alinhada as estratégias de marketing digital traz resultados.
Não fique mandando para o cliente dar o famoso “feedback” e ir alterando
O que você faria em 20 min, você vai acabar fazendo em 40 min com esse tipo de processo, o que atrapalha muito. Tudo isso porque o cliente vê a arte ou projeto sem estar finalizado e acha que não vai gostar do resultado final, mas, muitas das vezes ele acaba gostando muito! Se você fica mandando, com certeza ele vai te pedir alterações e, consequentemente, seu fluxo será péssimo!
O que pode resultar naquela famosa imagem do cliente segurando a mão do designer:
Organize o seu processo com a melhor técnica para você
Existem boas técnicas para melhorar o seu fluxo, basta você procurar e ir testando até que ache a que melhor se adapte no seu modo de trabalho.
Uma das técnicas que já usei, por exemplo, foi a do Pomodoro, onde você trabalha durante 25 min e descansa 5 min, dando mais criatividade ao longo do processo e mais descanso para a mente.
E aí, gostou das dicas? Basta testar e tentar adaptar para o seu modo de trabalho, tentando cada vez mais evoluir e tornar o seu processo mais rápido! ;)
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