Qual o valor de uma identidade visual?

Muito se fala sobre branding, sobre marcas, sobre logotipo, mas qual valor real disso tudo? O que é isso tudo?


Por que eu deveria investir numa identidade para minha empresa e não em coisas mais palpáveis como computadores, mesas, cadeiras…? (Não tirando sua importância, claro)


A resposta é simples: essas coisas quebram, se desgastam, apodrecem. Já uma marca projetada por um ótimo profissional vai durar para sempre. Como assim vai durar para sempre? Deixa eu te explicar, vem comigo.


Logotipo consiste em um signo que representa uma marca ou empresa.


identidade é um conjunto dos seguintes elementos: nome, slogan, cores, tipografia, embalagens e ela é responsável por carregar todo o valor que uma marca já agregou e agrega ao passar dos anos. Comunicam ao público as ideias, os valores, o propósito e a missão de uma empresa, produto ou serviço.


Ter um bom visual é um caminho incrível para diferenciação e escalamento da sua empresa.


Exemplo: Por que as pessoas preferem consumir um Burger King ou Mc Donald's do que o burguer gourmet da esquina, que é igualmente ou até mais gostoso e mais fresco que os produtos das grandes marcas de fast-food?


A resposta é: A marca é forte!


Quando estamos trabalhando em um projeto de criação de marca, na verdade, estamos fazendo conexões. Criando relações entre formas e significados; pessoas e produtos.


A natureza intrínseca de uma marca está na experimentação na vida real, junto aos resultados obtidos pelo conjunto de ações ali agregados.


E essas empresas gigantes fazem isso muito bem!


Criam storytellings para nos conectar e gerar um valor imensurável.

Um exemplo de marca é o da Mc Donald 's - sim, ela de novo - que, recentemente, lançou um comercial onde conecta as pessoas com seus produtos, do seu jeito.



Investir não só num símbolo, mas sim numa identidade e diferenciação. Talvez não faça sentido, para um empreendedor que está começando, fazer um vídeo como esse, mas com um pouco de criatividade dá pra fazer coisas incríveis.


Aqui na agência temos atingidos resultados extraordinários num cliente nosso, a @jimsmashbr. Com um conteúdo descontraído e criativo conectado a um público e uma identidade visual bem definida e uma experiência de consumo de qualidade.


Direção de arte: Mateus Vilela


Uma marca forte também vai te ajudar em momentos de crise. As empresas podem até perder tudo, mas se ainda tiver sua marca, vão construir tudo de novo. E isso é possível devido ao poder de uma empresa tendo uma boa marca bem estruturada.


Gerindo ela de uma boa forma e adaptando-a a cada momento do mercado, ela pode envelhecer como um bom vinho. Uma estratégia comum, quando empresas se veem em cenários de crise ou de novas metas, é o redesign (em outro post vou me aprofundar mais sobre).


Redesign Burger King


Um bom exemplo é o novo trabalho com a identidade da Bk.

O Burger King anunciou a nova identidade visual da rede de fast food, que marca a primeira mudança no logotipo e posicionamento da companhia desde 1999. Uma mudança extremamente importante e visual foi a remoção do círculo azul num visual mais discreto inspirado nos anos 60.




O novo logotipo usa uma paleta de cores inspirada nas “comidas reais e deliciosas”.

Alinhada a uma abordagem minimalista que busca refletir “a evolução da marca ao longo dos anos”.




Além da marca, a identidade visual também vai valer para os produtos, uniformes

e restaurantes da companhia, que contarão com cores mais “ricas e ousadas”.

As vestimentas misturam um estilo contemporâneo com conforto, e a empresa diz

que vai buscar aproveitar funcionários reais de suas unidades no marketing.



A fonte também está sendo trocada em favor de uma inédita batizada de Flame, cuja inspiração está nos diferentes formatos dos alimentos vendidos pelo Burger King – descritos pela própria no anúncio como “redondos, ousados e deliciosos”. O redesign acompanha uma remodelação geral dos restaurantes da marca, que passarão a privilegiar atendimentos rápidos e adequados à pandemia com foco inicial na América Latina



Fonte: CNN Business


Redesign Amil



Um case de sucesso também é o redesign da Amil, com o projeto todo voltando para o cliente ser o centro dos esforços da empresa.


Investir em sua marca, independente do momento, vai ser algo benéfico (Sendo feito por bons profissionais). No vocabulário da maioria das pessoas, design significa aparência. É decoração de interiores. É o tecido de cortinas, do sofá. Mas para mim, nada poderia estar tão longe do significado de design. Design é a alma fundamental de uma criação humana, que acaba se expressando em camadas externas sucessivas do produto ou serviço.


Steve Jobs