E se eu te perguntasse hoje qual é o diferencial que a sua marca possui para atrair novos consumidores, você saberia me responder?
Essa é uma questão que costuma deixar muitos empreendedores apreensivos por justamente acreditarem que ter um diferencial é oferecer serviços mirabolantes e impensáveis.
Mas você conhece aquele velho ditado que diz que às vezes o menos é mais?
Então, é seguindo com essa ideia que muitas marcas estão atingindo a mente - e os corações - dos consumidores.
E é justamente por isso que vou te explicar a importância da autenticidade para as marcas atuais.
Confira no próximo tópico.
Mas, afinal, por que uma marca precisa ter autenticidade?
Antes de começar a te explicar realmente o porquê, guarde essa frase de uma vez por todas na sua mente: marcas são feitas por pessoas.
E nos tempo atuais, mais do que nunca, para que essas pessoas se tornem clientes, elas precisam de algumas razões:
Comprar por necessidades;
Comprar por impulso;
Comprar por identificação.
Desde quando Philip Kotler definiu o Marketing 3.0, ficou bem evidente que o consumidor não é apenas mais um alvo que deve ser atingido de qualquer forma, e sim uma pessoa com necessidades e anseios que devem ser atendidos pelas marcas.
Sem falar que com a voz cada vez mais ativa, o cliente além de comprar, também tende a se relacionar com marcas que estejam alinhadas com seus propósitos e ideais.
Não trata-se apenas de levantar uma bandeira para se inserir em algum grupo, mas sim de dialogar com a sua persona (cliente ideal).
Diferentemente da transparência, que diz respeito ao que toda marca precisa ser, a autenticidade também está ligada à essência do negócio, ao que há por trás de cada campanha executada.
Marcas autênticas conseguem transparecer isso sem necessariamente ser um livro aberto. Afinal, isso faz parte da identidade.
Agora que você entendeu mais sobre autenticidade de marca, deve estar se questionando como aplicar tudo isso na realidade, não é mesmo?
Então vou te mostrar como fazer isso em um meio bem concorrido e importante para o Marketing atual: as redes sociais.
Se liga no próximo tópico.
Sim, é possível usar a autenticidade para lucrar nas redes sociais!
Com certeza você que está lendo esse blog post já deve ter comprado algo por impulso acreditando que precisava muito do produto e quando ele chegou…. pan! Se tornou apenas mais um esquecido na prateleira do seu quarto.
Não, eu não tenho bola de cristal para saber por que isso acontece. Basta saber que muitas marcas encontram no meio digital excelentes oportunidades para te vender algo.
É o que o Google até chama de revolução de micro-momentos:
Momento “eu quero saber”;
Momento “eu quero ir”;
Momento “eu quero fazer”;
Momento “EU QUERO COMPRAR”
É justamente unindo necessidade à autenticidade que muitas marcas estão faturando bem nos meios digitais, como as redes sociais.
Vou te mostrar alguns exemplos para você visualizar melhor:
Magazine Luiza
Sim, a Magazine Luiza poderia ser mais um e-commerce que vende variados produtos na internet.
Mas, por que não ser autêntica e fazer diferente?
Foi nessa jogada que surgiu a Lu do Magalu. Uma personagem digna de ser considerada influenciadora digital.
Lu não demonstra apenas os produtos vendidos no site e aplicativo da Magazine Luiza, como também ensina aos seguidores como comprar, os benefícios, as facilidades e outras coisas.
O que, consequentemente, gera identificação no consumidor e quebra objeções.
O resultado de tanta autenticidade? Só de janeiro a março de 2020 o e-commerce da Magazine Luiza teve um crescimento de 73%! Sim, apesar da pandemia.
Mas… antes que você me questione que é bem mais fácil para uma marca gigante ganhar tanta visibilidade, te apresento também um exemplo local.
Recife Ordinário
O que era apenas mais um Instagram de resenha se tornou fonte de renda para seus idealizadores.
Afinal, não existe um ser mais autêntico que o tal do pernambucano.
E, aproveitando essa toda essa personalidade, os criadores do Recife Ordinário enxergaram uma oportunidade de ganhar dinheiro com produtos como camisas, almofadas, agendas e bonés.
Tudo personalizado para aproveitar o que há de mais forte no pernambucano: seu bairrismo!
E, como um último exemplo, porém não menos importante, vou te mostrar que também é bem possível ter autenticidade para vender produtos considerados comuns e para públicos específicos.
Pois, eis que vos apresento a:
Cansei de ser gato
Marca que surgiu com o propósito de mostrar o dia a dia de um gato chamado Chico. Só que a repercussão e a identificação dos donos de gatos com o animal foi tão grande que surgiu o e-commerce cansei de ser gato.
Um espaço totalmente voltado para pessoas apaixonadas pelos felinos!
Por isso volto naquela tecla: sem autenticidade, seria bem improvável que uma loja virtual de produtos para gatos e donos de gatos alcançasse tamanho sucesso.
Chico vende em seu e-commerce vários produtos como canecas, tapetes e brinquedos. Todos personalizados para gatos e seus tutores.
Dica bônus
Viu como a autenticidade pode ser um fator primordial para que uma marca conquiste seu público por meio de ideias aparentemente bem simples?
Pois é! E justamente por isso que você não pode ficar só aí querendo descobrir a fórmula mágica para ter sucesso.
Comece agora mesmo a apresentar a autenticidade do seu negócio nas redes sociais. Ah, e se precisar de ajuda com isso é só chamar a galera da Okbox! ;)
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