Você precisa humanizar sua marca!

É bem provável que você já tenha ouvido essa palavra diversas vezes, mas eu te pergunto, você sabe o real significado e importância dela? Você aplica em seus negócios? Hoje vim te mostrar a importância da humanização para sua marca.


Com o surgimento de novas empresas e o aumento da concorrência, uma marca humanizada é essencial para você se destacar no mundo atual dos negócios.


Hoje, a grande maioria dos usuários se sente desconfortável em interagir com empresas robóticas, que se caracterizam pela burocracia e, em geral, pelo atendimento frio e impessoal.



O público prefere marcas próximas, amigáveis ​​e transparentes que realmente se preocupam com as suas necessidades, problemas, preocupações e objetivos. Os benefícios de uma marca humanizada vão além da venda de um produto ou serviço.


A comunicação humanizada leva ao compromisso, proximidade e compaixão pública. Seus consumidores se tornarão aliados da marca, compartilhando e apoiando espontaneamente seu conteúdo, trazendo mais divulgação de forma orgânica.


Mas, afinal, o que são marcas humanizadas?


O processo de humanização é a forma das empresas se relacionarem com seus consumidores. Basicamente, é aproximar a marca da pessoa, ou seja, trazer desejos e sentimentos, frustrações e expectativas. O objetivo é criar relacionamento com os clientes e gerar identificação.


Marcas humanizadas são aquelas que todos conhecem por sua personalidade única, vou te mostrar alguns bons exemplos:


NETFLIX


A plataforma de streaming surpreende com um serviço único, respostas engraçadas, bom humor e outras qualidades presentes em toda a comunicação e serviço, independentemente do canal. Confira:



A equipe usa estratégias para cada plataforma e seu público para melhorar a interação, sempre procurando se manter atualizada com as tendências do mercado em que atua, como os memes do momento, os vídeos que viralizaram em uma semana e até as suas concorrentes. Todas as suas respostas são de forma bem humorada.


Humanizar o atendimento de sua empresa não deve ser visto como algo distante e trabalhoso. Na verdade, a simplicidade contribui ainda mais para a aproximação com o cliente. Vou te mostrar outro exemplo:


NUBANK


Esta startup de serviços financeiros pode ser um dos maiores exemplos de serviços humanizados que alcançaram notável sucesso no Brasil. Seus casos de atendimento ao cliente se tornaram manchetes na mídia nacional.


Quando o assunto é lidar com cartão de crédito, sabemos que as pessoas já não ficam tão animadas, a empresa procura resolver o problema do cliente de modo mais rápido, simples e espontâneo possível.


O fato de o Nubank ser totalmente digital motiva sua equipe a ser ainda mais humanizada. Eles evitam aquela “terceirização” do problema. O conhecido “Aguarde um momento, vou estar te transferindo…”, veja a seguir:



Além disso, o Nu surpreende seus clientes com os famosos “momentos WOW” que são o envio de mimos quando há uma conversa marcante ou uma conexão entre a equipe de atendimento e o cliente, confira:


Esse caso é um dos meus favoritos. A cliente entrou em contato com o atendimento, porque não reconhecia algumas compras que apareciam na fatura do seu cartão de crédito Nubank. A situação foi resolvida o mais rápido possível. A jovem agradeceu, fazendo uma referência à saga Harry Potter. O “xpeer” que cuidava do atendimento, que também é fã da obra, não quis deixar a oportunidade passar e mandou esse mimo para ela.


Conseguiu entender? Humanizar faz você se diferenciar e aumenta as chances de o cliente recomendar a sua marca para as pessoas próximas, o que impacta positivamente o marketing boca a boca. Assim, dá origem a uma rede de pessoas que também são divulgadoras da marca.


Agora que você entendeu um pouco mais sobre humanização, vou te dar três dicas valiosas para você aplicar em sua marca, se destacar da concorrência e alavancar seus negócios.


1. Tenha autenticidade nas suas redes sociais

Você precisará construir uma personalidade que todos reconheçam só de ler ou ouvir algo sobre sua marca. Uma linguagem divertida, engraçada, ou talvez um pouco mais séria, é o que torna a sua empresa humana, e gera identificação com a personalidade do seu público de interesse - tem mais sobre esse assunto no nosso blog, confira aqui.


2. Apresente a equipe de trabalho

É essencial mostrar a equipe para gerar uma aproximação maior com seu público. Faça com que o cliente se sinta parte da equipe, divulgue os bastidores da sua empresa durante o dia, poste fotos com os nomes dos profissionais, lembre-se: pessoas gostam de pessoas.


3. Invista no pós-venda

Quando você demonstra preocupação após a venda do produto, o cliente sente que é realmente considerado pela marca. Nunca esqueça: fidelizar um cliente fará com que ele sempre pense primeiro na sua marca.


Tornar uma marca humanizada demanda tempo, pessoas qualificadas e muita dedicação, mas com certeza é algo que trará retornos incríveis para a sua empresa. Lembre-se que todas as grandes referências em empresas humanizadas começaram de algum lugar, e você pode começar agora!


Ah, se precisar de ajuda, é só falar com a galera da Okbox, estamos na plataforma 9 ¾ ;)