top of page

Por que influenciadores perdem seguidores ao declarar opção política?


Recentemente, duas das maiores influenciadoras do país declararam seus posicionamentos políticos na internet. Virgínia Fonseca e Bianca Andrade perderam cerca de cem mil seguidores em suas redes sociais, ambas expuseram pela primeira vez suas escolhas para as eleições deste ano.


Um dos principais motivos para influenciadores conquistarem seguidores na web é o sentimento de identificação que eles despertam nas pessoas. Na internet as pessoas consomem conteúdos que abordem seus interesses, por exemplo, uma jovem que gosta de maquiagem tende a acompanhar perfis que falam sobre beleza, da mesma forma que um homem que gosta de jogos online busca acompanhar o nicho gamer na rede.


Toda essa reflexão desperta um questionamento: se as pessoas seguem perfis que compartilham dos mesmo interesses, por que Virginia e Bianca não conquistaram uma quantidade superior a perda de seguidores após os seus posicionamentos? Ambas se posicionaram em lados opostos, então por que motivo não receberam uma quantidade expressiva de followers?


No marketing existe um conceito básico que explica que é mais fácil despertar sentimentos negativos, e a negatividade gera mais ação do que a positividade. De acordo com a homeostasis, princípio da economia de energia, o ser humano vive em constante busca por conforto, e quando se depara com uma situação de incômodo, opta por uma saída imediata.


Cativar um novo seguidor é um trabalho mais árduo que perder um antigo. Para adquirir um novo público é preciso um criar diariamente postagens que gerem interesse e conexão, para perder uma pessoa já impactada basta criar um ponto de discordância, isso fará com que ela não deseje mais consumir espontaneamente aquele conteúdo, Afinal, mesmo que o usuário não siga o influencer ele pode buscar seu perfil e visualizar suas publicações, então seguir é mais sobre aproximação e identificação com o perfil. Por isso é mais fácil conquistar o unfollow que o follow, pois as pessoas têm uma tomada de decisão mais rápida quando sentem desconforto.



Comentarios


bottom of page