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Growth Marketing: mentalidade que garante um crescimento ágil para a sua empresa

O Growth Marketing é uma metodologia que busca proporcionar um crescimento rápido e estruturado para as empresas, focando não apenas em adquirir novos consumidores, mas visando aumentar a retenção de clientes dentro da empresa. Para reter é preciso oferecer uma boa experiência e para ter uma boa experiência seu produto precisa dar resultados.

Através de experimentos e testes, o Growth visa aprimorar e escalar melhor os resultados do marketing. Na prática, existem 3 fases que regem um fluxo de trabalho efetivo para obter uma visão mais completa do desempenho do seu empreendimento:



1. Product-Market fit


Nessa etapa é realizado o alinhamento entre o produto e o mercado. É preciso entender a demanda real dos consumidores para oferecer algo que agrade ao público. Por exemplo, se você ofertar artigos esportivos para um público que não pratica esporte você não terá grandes chances de conversão.



2. Growth Hacks


O momento do hacks na estratégia de growth é focado em experimentações. Em qualquer planejamento de marketing, há sempre atuações básicas e indispensáveis que precisam ser realizadas para garantir um mínimo de resultados. Quando a sua empresa lançar uma campanha online, é preciso acompanhar como ela está performando, através dessa análise pode-se criar publicações cada vez mais assertivas, garantindo mais conversão.


3. Escala e Viralização


As estratégias de growth tem como principal característica apresentar um bom custo-benefício, gerando resultados com um menor investimento. Por isso, a escala e viralização são atributos fundamentais para garantir esse crescimento, quanto mais bem direcionada, mais barata fica uma campanha, por isso analisar os alcances, os, o custo por mil impressões (CPM) esclarece a efetividade da publicação.




Uma equipe de Growth Marketing pode contar com em média 7 profissionais:


1- Diretor de departamento:


Responsável por direcionar as ações do setor e mensurar os resultados conquistados, em geral é considerado um gestor financeiro, pois suas análises estão mais voltadas para o retorno monetário.


2- Engenheiro de Software:


Esse membro da equipe deve ter o máximo de conhecimento sobre várias linguagens de programação, visando servir as necessidades do time com a criação de aplicativos e ferramentas digitais úteis à estratégia.


3- Growth Hacker:


O Growth Hacker deve ser o responsável por unir tanto o lado estratégico, como o visionário, pois a função desse profissional é constantemente questionar os rumos do marketing da empresa. Ele vai identificar oportunidades, além de criar e propor ações inovadoras para a equipe, além de mensurar os resultados dessas ações.


4- Especialista em Conteúdo:


O Especialista em Conteúdo é quem vai criar as pautas, através de muita pesquisa, baseando-se nas análises feitas pelo time de growth. Além disso, ele deve coordenar a produção, realizar as postagens e, claro, acompanhar de perto os resultados. Esse é o profissional que vai garantir que a linguagem de todos os conteúdos esteja alinhada com os objetivos da empresa.


5- Analista de Dados:


O Analista de Dados é quem está à frente dos números. É sua responsabilidade dizer se as táticas do time estão funcionando efetivamente na busca dos objetivos definidos. Esse profissional deve conhecer bem ferramentas de aquisição online e apresentar grande capacidade analítica para retirar os melhores insights dos dados capturados.


6- Analista Quantitativo:



Sua função é atuar em cima da gestão financeira, ponderando riscos e direcionando investimentos através de análises constantes dentro da empresa.


7- Ux Designer:


Esse profissional vai trabalhar lado a lado com o engenheiro ou desenvolvedor, auxiliando na estruturação de sistemas e soluções de fácil uso visando proporcionar cada vez mais conversão.






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