top of page

Entenda de maneira clara e objetiva o que é Crossmedia e Transmídia

Atualizado: 24 de fev. de 2022

Para que o objetivo da sua empresa seja bem direcionado nas campanhas de marketing, é preciso entender qual estratégia de conteúdo seguir






Então, vocês devem estar se perguntando o que danado é crossmedia e transmídia, para um pouco o que tá fazendo, que eu vou te explicar!






Antes de tudo, é preciso entender que o conceito desses dois segmentos de mídia vai te ajudar a aplicar a melhor forma de estratégia para a sua empresa/cliente. Os dois termos estão sendo muito utilizados e difundidos na internet, o que faz a aplicação se tornar muito necessária.


As duas estratégias são focadas na diversificação de meios para atingir o consumidor, seja por influenciadores, plataformas digitais ou qualquer outro meio, como TV, rádio e jornais.


Vamos começar com a conceituação do crossmedia, nada mais é que a presença da empresa/cliente na mídia entregando o mesmo conteúdo. Ou seja, através de anúncio na TV, rádio, ou redes sociais, públicos distintos vão consumir o mesmo conteúdo em diferentes plataformas de mídia.


A Internet gerou uma facilidade enorme na propagação do conteúdo, por causa disso, a importância das empresas terem presença digital se tornou necessária, não só pra vender ou atrair novos clientes, mas para fortalecer a marca e gerar reconhecimento.


Agora que você já sabe o que é crossmedia, vou te contar qual é o conceito de transmídia, mesmo sendo segmentos de conteúdo, possuem diversas características diferentes.



Enquanto crossmedia conta a mesma história em diferentes plataformas, a transmídia vai além e utiliza mídias diversas para contar histórias que se complementam, ou seja, a mensagem é complementar, e os meios acabam se fortalecendo e introduzindo ainda mais conteúdo para o consumidor.


Se você ainda não entendeu, é como se a mesma mensagem fosse produzida para diferentes meios e plataformas, respeitando as características de cada local, difundidas de maneiras diferentes. Podemos citar o universo Star Wars que foi além da adaptação para outras mídias e argumentos, já que foi criado curtas animados, diversos jogos, séries de filmes, longas e história em quadrinhos.


Falando um pouco sobre esses dois conceitos na produção e disseminação de conteúdo digital, podemos ter em mente que a mesma mensagem distribuída nos meios de comunicação são válidas e funcionam, mas deve-se ter em mente o objetivo da sua empresa no quesito de instigar a interação e desejo do cliente.


Então, receber conteúdos de plataformas distintas é fundamental na fase de sustentação de uma campanha. A informação precisa vir de diversos veículos e plataformas.




bottom of page