Conheça técnicas e ferramentas para produzir conteúdos criativos nas redes sociais

Está sem assunto? Não sabe mais de onde tirar temas para seus posts? Ou conseguiu um cliente de um segmento complicado de render pautas? Vou te ajudar nisso!


Sei que produzir conteúdo de qualidade para as redes sociais não é fácil e que exige criatividade, pesquisa e sensibilidade de quem produz. Por isso, vou te passar técnicas e ferramentas para você encontrar os termos mais buscados pelos clientes do seu segmento.


Sim, o público- alvo tem que estar sempre na sua mente e o conteúdo deve solucionar ou indicar a solução para ele. Até porque não adianta ser um contéudo suuper interessante e bem escrito, se não cumprir sua função, que é ajudar a empresa a vender mais.


Mas, calma, você não precisa se pressionar tanto para fazer o post inovador do século do dia para noite.


Aliás, essa pressão por originalidade pode gerar o famoso bloqueio criativo, já que tudo é questão de referência e um conteúdo realmente autêntico leva tempo para ser feito. Li num livro, certa vez, que se você considera algo original é porque você não conhece a referência. Então, minha dica é: apenas consuma aquela rede social pensando como surgiu aquela ideia e como você pode adaptar ao segmento do seu cliente, que a sacada aparece.


Confira as dicas abaixo:


Técnicas básicas para produção de contéudo:

  1. Consuma a rede que você produz para entender a linguagem;

  2. Crie um grupo só com você e coloque suas referências para ter repertório;

  3. Anote frases e ideias de post sempre que vier a mente para não esquecer;

  4. Pesquise as hashtags com as palavras-chave para saber como aquele segmento está se comunicando e os conteúdos que têm mais relevância;

  5. Reflita: “Qual a dor/dúvida do meu cliente e como posso solucioná-las?”;

  6. Alinhe as expectativas com o cliente para evitar alterações.


Ferramenta que encontra os termos mais buscados pelos internautas:

  1. Answer the public;

  2. Google Trends;

  3. Alsoasked;

  4. Keyword Tool;

  5. Social Searcher.

No marketing digital, investir em conteúdos atrativos é uma forma de gerar valor e vender mais. A estratégia deve trabalhar em conjunto com campanhas de anúncios no Google Ads, Linked Ads e Facebook Ads, para gerar mais conversões.


Nesses casos, é imprecindível a assessoria de uma agência de Marketing para orientar quando e como iniciar cada processo.


Mas, se você está sozinho nessa (como designer, social media e gestor de trafego), pode conferir também nosso post com 8 aplicativos te ajudar no marketing digital e arregaçar as mangas.