• Gabriel Teixeira

Como estruturar da melhor forma a proposta comercial da sua empresa


Olá, caros leitores. Me chamo Gabriel Teixeira e sou o representante comercial da OkBox. Desde que comecei a trabalhar na OkBox, tive uma vasta experiência com vendas, frequentando reuniões com possíveis clientes, fazendo prospecções e tentando a todo custo realizar o tão querido fechamento. Descobri que existem maneiras que podem ajudar a convencer o cliente em fechar o contrato, dentre elas, está uma bonita, estruturada e bem elaborada proposta comercial. É sobre isso que irei falar neste artigo.


Bom, muitas pessoas falam que a primeira impressão é a que fica, por isso é de suma importância que a capa de sua proposta seja bonita e autoexplicativa, sem muitas informações que poluam o visual da mesma.


Na parte de introdução, é interessante passar credibilidade ao cliente, como, por exemplo, tempo de mercado de sua empresa, localização, clientes satisfeitos, prova social, números de resultados para seus clientes, etc.

No desenvolvimento, é ideal falar o que seu cliente quer ouvir, todas as dores e necessidades dele devem ser supridas com os serviços que sua empresa oferece, a linguagem deve ser de fácil entendimento, não adianta usar termos muito técnicos, pois provavelmente ele não irá entender e pode perder o foco na apresentação.

Uma ótima estratégia é retirar alguns pequenos serviços de sua proposta e oferecer eles como brinde, nasce um sentimento de gratidão em seu possível cliente. Essa estratégia é o famoso Over-Delivery.


Exemplo: Uma Hamburgueria que trabalha com foco na venda de combos.


Método Tradicional: Refri + Hambúrguer + Fritas = R$14,99


Método Over-Delivery: Na compra de 1 Hambúrguer de R$14,99, ganhe o Refri + Fritas


O simples fato de ganhar algo de graça, faz com que o consumidor valorize mais a oferta.


Para finalizar a parte de desenvolvimento da proposta, esta deve agregar todos os serviços que serão feitos, de forma que, na próxima etapa da proposta, ele esteja bem ciente de tudo que será feito para sua empresa. Assim, quando ele visualizar o preço de seu serviço, o subconsciente de seu cliente criará um sentimento de que está barato. Em vez de ele pensar que o contrato é um valor X, seu cliente sentirá que o valor pago será por uma gama de serviços.


A conclusão da proposta deve ter alguns pontos que farão o diferencial.

Novamente colocar todos os serviços prestados e, na parte abaixo ou do lado direito, o valor do serviço, de maneira que ele seja sempre a última parte que o cliente irá visualizar.


É interessante também colocar fotos de todos os funcionários da equipe, para que o subconsciente do cliente entenda que ele terá todos aqueles integrantes da equipe "trabalhando para ele", e, consequentemente ter a sensação novamente de "estar barato".

Para finalizar a conclusão de sua proposta, colocar CTA´S (chamadas para ação), chamadas para o fechamento. Por exemplo:

"Fechando agora, iniciamos o planejamento em (x) horas úteis"

"Você gostou de nossos serviços e acredita que podemos fechar essa parceria?"

"É interessante para você ter nossos serviços?"

"Fechando agora você tem (x) de desconto"


Espero que tenham gostado e fiquem ligados que é só o começo!!!



Gabriel Teixeira.

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