Como criar uma rotina de organização

Uma das chaves para otimização de tempo e finalização de tarefas é a organização. Muitas pessoas falam sobre se organizar, mas muitas não têm esse hábito no dia a dia. A seguir vou te ajudar com algumas dicas de como render mais em relação ao seu cotidiano.


Existem diversas formas de organizar a rotina. Cada pessoa tem um método que melhor se adequa a suas necessidades. Tem pessoas que preferem o tradicional, que é o papel e caneta. Por outro lado, tem quem prefira os meios do mundo digital, como sites, aplicativos e agendas virtuais. O importante é manter a rotina pessoal organizada.


Quantas vezes você já escutou que a organização é essencial? Ou se perguntou como otimizar sua rotina? Se você se pegou pensando em um desses questionamentos, você chegou no lugar certo.


Muitas pessoas tem o pensamento que organização de rotina é um processo trabalhoso. Mas pelo contrário, não criar uma rotina é muito mais trabalhoso do que você imagina.



Como faço isso na prática?


A melhor forma de começar a organizar sua rotina é definir as tarefas que você precisa executar naquele dia. Dessa forma, você consegue perceber a quantidade de funções a executar e assim fica mais fácil de dividi-las. Seja elas pelo grau de necessidade, dificuldade ou até mesmo em relação aos horários fixos e livres da sua agenda.


Dependendo do modo que você determine essas funções você já pode iniciar a execução das tarefas listadas e iniciar a melhor fase do processo, o famoso “check”. Ao final do dia você vai se surpreender com o resultado e perceber que se organizar de fato otimiza seu tempo.


Sabe como a equipe da OkBox se organiza dentro da agência? Usamos um site/aplicativo chamado “Asana”. Nele conseguimos atribuir tarefas para qualquer membro do nosso time com data de início e de conclusão, podendo gerar uma organização maior entre o time.


Outro aplicativo bastante utilizado pelos jovens é o “Trello”, que ajuda bastante na otimização de trabalho e tempo. Nele podemos colaborar, gerenciar projetos e alcançar as metas. Ele segue a linha parecida com a do Asana. Ambos frisam a produtividade. Mais prático ainda é o uso do bloco de notas do celular, em que você pode ter acesso a qualquer momento, seja com ou sem internet.


Entrando na pauta da minha organização pessoal, particularmente gosto de usar os dois métodos. Mesmo com toda evolução tecnológica, não deixo de lado a utilização do papel e caneta. O uso do planner é fundamental para o meu dia a dia, nele consigo visualizar minha semana, meu mês e até o meu ano. Além de anexar informações essenciais para o meu dia a dia, no planner consigo fazer meu planejamento financeiro a cada mês.


Se você, assim como eu, é viciado em papelaria e ama aquelas diversas opções de organização para implementar no seu dia a dia, vou listar a seguir as minhas favoritas. Você pode comprar online do conforto da sua casa. São elas: Detail Papelaria, Manuscrito Papelaria e Cicero Papelaria.


Em relação aos aplicativos de organização, além dos listados acima, você pode encontrar também o “Evernote”, que é um software destinado a organização pessoal ou o “Google agenda”, onde você consegue adicionar, controlar e compartilhar eventos e compromissos.


Ao final de tudo, lembre-se que só essas dicas não fazem milagres. Perceba qual método se adequa melhor a sua rotina e crie metas para definir melhor o processo. Após criar uma rotina consistente você perceberá que as coisas fluem mais facilmente.


Posts recentes

Ver tudo

Imagine você - ou sua agência - no seguinte cenário: Um cliente busca sua agência de marketing falando que está tendo problemas para conseguir impulsionar a marca, mas que não sabe exatamente qual é a