É sempre uma incógnita quando falamos de manipulação de imagem na área de comida porque temos medo de estar “enganando o cliente”, certo?
Errado! A manipulação de imagem serve, principalmente, para mostrar ao cliente o que virá no prato e o que será consumido. Por isso, hoje eu vim aqui para explicar porque devemos fazer isso e como podemos fazer da forma mais correta.
Você já passou pela situação de comprar um alimento porque a foto do cardápio ou da embalagem estava maravilhosa e quando você se deparou com o prato veio aquele monstro do Lago Ness?
Pois bem, esse é o tipo de constrangimento e frustração que queremos e devemos evitar.
A manipulação de imagem deve ser feita de forma adequada para cada tipo de situação, deixando a comida o mais real possível. Mesmo assim, devem ser ressaltadas as texturas e as cores, para o cliente conseguir distinguir com mais clareza cada ingrediente, mesmo que isso signifique mudar um pouquiiiiinho a foto ou a forma que o alimento é preparado.
Ok, mas... e na comida japonesa?
Bom, primeiro de tudo: a fotografia.
- A fotografia deve ser pensada, acima de tudo, no destaque do alimento.
Tendo em mente que a maior parte da comida japonesa é clara ou branca, devemos procurar pratos que façam esse contraste com os ingredientes claros.
- Depois, devemos ter certeza de que todos os ingredientes foram fotografados com nitidez, uma vez que você precisa de uma foto boa para fazer a manipulação.
- Lembre-se também de fotografar algumas peças individualmente, pois aí a gente pode aproveitar para fazer aquelas coisas bem loucas de comida voando (não tente jogar a comida pelos ares e fotografar depois, acredite em mim, não vai dar certo).
- LUZ, CÂMERA E...: Lembra da luz, por favor. Para a fotografia ficar boa, é preciso que a iluminação seja TOPADA. Lembrando que devem ser feitos alguns truques de sombra que eu posso te ensinar em outro post desses.
Ok, Luíza. Fotografei tudo bem bonitinho como você me pediu. E agora?
- Agora tá na hora da AÇÃO: Vamos começar exportando a imagem para o software de preferência. Eu gosto bastante do Adobe Lightroom e do Adobe Photoshop, mas sinta-se livre para usar o software que preferir que tiver maior familiaridade.
- Primeiro vamos equilibrar as cores no Lightroom, dando um pouco mais de saturação nos ingredientes e fazendo com que eles apareçam mais.
- Logo em seguida, podemos dar um pouco mais de contraste para o que é mais claro, mas não seja o louco do contraste para não deixar essa foto crazy.
- Um pouquinho de textura vai deixar essa foto bem nítida! Cuidado que aqui é bem fácil de estragar a foto, então pega leve na textura também.
- Vai pro Photoshop e limpa tudo! Todo tipo de sujeirinha no prato, sal espalhado na mesa, entre outros. Geralemte para esse passo eu uso ou a ferramenta Correção (J) ou a ferramenta Carimbo (S). Conforme vamos fotografando, acabamos deixando marcas, principalmente no prato, então pode limpar tudo. Assim você também consegue deixar a foto mais profissional.
Bônus: Comida voadora.
Vou ensinar agora a mágica do negócio, porque acho que um pouco de diversão não faz mal a ninguém, não é mesmo?
1º Recorte: Essa técnica não é apenas para as redes sociais, mas também se você não tem um bom plano de fundo para a sua comida. Você pode recortar o alimento (de preferência no Photoshop) e colocar em um fundo branco ou em outro tipo de fundo que for da tua preferência.
Primeiro selecionamos a ferramenta Caneta (P) e clicamos com o botão esquerdo em uma das arestas da imagem. Sem soltar o botão, arraste para a direção que preferir. Escolha outro ponto e repita isso até completar toda a volta do alimento.
2º Seleção: Clique com o botão direito na foto e escolha a opção Criar seleção.
Assim, tudo que estiver dentro daquela área poderá ser selecionado. Aperte as teclas CTRL+J no Windows ou então Command+J no MAC para criar uma nova camada com a sua seleção.
3º Desfoque: Arraste para onde deseja colocar a comida voando, depois clique em Filtro > Desfoque > Desfoque de Movimento, ajeite o ângulo e a distância como achar melhor e... voilà! Temos comida voando pra todo lugar sem fazer tanta sujeira.
Babadeiro, né? Lembre-se sempre que não fazemos a manipulação de imagem para enganar alguém. Textos legais são necessários sempre que houver manipulações para uso publicitário.
Tente ao máximo não fugir da realidade, pois não queremos frustrar ninguém, não é mesmo?
Espero que com essas dicas você consiga entender um pouco mais desse trabalho incrível que é a fotografia culinária e, se você for designer ou fotógrafo, espero que consiga treinar e melhorar mais ainda as suas habilidades ninjas de Sushishop!
Fotos e edição: Luíza Rosa Alimentos: Akira Cozinha Japonesa
Comments