A importância da realização do briefing

Imagine você - ou sua agência - no seguinte cenário:


Um cliente busca sua agência de marketing falando que está tendo problemas para conseguir impulsionar a marca, mas que não sabe exatamente qual é a causa do problema, e tampouco a solução. Ele apenas diz que algo está errado, mas não sabe exatamente o quê.


O que você faz nessa situação?


Lembre-se: Desesperar-se não é uma solução viável!


E você nem precisa passar por esse desespero. Mesmo que o cliente não saiba exatamente como você pode ajudá-lo, existem perguntas e modelos de briefing que vão te ajudar a extrair as informações necessárias do seu cliente.


O briefing nada mais é do que um documento que registra todas as informações necessárias para a criação e execução de um projeto. Podemos listar também algumas perguntas essenciais:


  • Quem é a marca?

  • Quem é a sua persona?

  • Qual é o público-alvo?

  • Para onde deseja ir?

  • O que a concorrência está fazendo?

  • O que falta para tornar-se uma referência em seu nicho?


Respondendo esses tópicos conseguiremos economizar tempo e otimizar os resultados de toda a equipe.


Por isso, ao elaborar o documento é de suma importância detalhar todo o processo desde a criação da marca, até o que o cliente espera, para que exista um plano de ação assertivo.