Na era da internet tem se tornado cada vez mais necessário empreender no digital, e o mercado mercado de vendas online, que já era crescente, ganhou ainda mais audiência durante a pandemia, atraindo uma maior diversidade de consumidores para o e-commerce brasileiro.
Através de uma pesquisa realizada com mais de mil lojistas, a SmartHint identificou um crescimento de 785% no faturamento dos e-commerces no país, e segundo o Correio Braziliense, as compras online tem alcançado mais de 49,8 milhões de usuários no Brasil. Com o cenário atual, as marcas precisam se adaptar ao modelo de vendas digital, por isso seus websites precisam ser cada vez mais bem estruturados.
A experiência do usuário na sua página precisa ser uma jornada simples e direta até o checkout, por isso um bom webdesign é decisivo para tornar seu negócio rentável no online. Por isso existem 5 erros comuns no layout de um site que você deve evitar cometer: 1. Mau uso das cores:
As cores do seu site precisam estar alinhadas a identidade visual da sua marca, o layout da página tem que ser característico, o seu consumidor deve identificar que o site pertence a sua empresa desde o primeiro click. Também é muito importante saber usar a psicologia das cores no botões de CTA (call to action), as cores despertam emoções e sentimentos, por isso as chamadas pra ação devem ser apresentadas de forma chamativa, instigando o consumidor a clicar.
2. Botões pequenos e extensos:
Os CTAs do seu site precisam estar acessíveis e legíveis. Botões pequenos atrapalham o click e textos extensos dificultam a transmissão da mensagem, sua página deve ser clara e objetiva, para que você não perca o cliente ao longo da jornada.
3. Fonte do CTA: Usar uma fonte diferente do padrão da página vai tornar o seu botão de ação visualmente mais apelativo. Imagine que o seu consumidor acessou o seu site mas não está disposto a ler todo o seu conteúdo, ele tem pressa, por isso desliza a página rapidamente buscando elementos visuais que prendam sua atenção, por isso um botão de CTA, que promove a conversão deve ser o elemento mais evidente do site.
4. Não dar espaço entre os elementos:
Os espaços em branco, ou espaços negativos, servem como um respiro no site, melhorando a visualização. Para tornar a leitura mais simples e elencar prioridades entre as informações, melhorando a compreensão do consumidor.
5. Imagens de baixa qualidade: Utilizar imagens de baixa qualidade comprometem o visual e a credibilidade do seu site, ao abrir uma página o internauta passa pelo processo de carregamento, uma imagem de baixa qualidade pode dar a ideia de que o seu site ainda não carregou completamente aquela imagem, dando a ideia de que sua plataforma não funciona bem. Além da qualidade das imagens, você deve buscar humanizar o máximo possível os elementos, fotos de pessoas trazem mais conexão e fazem com que o consumidor se identifique mais com o produto ou serviço da sua marca.
Dica extra:
Priorize banners bem pensados. Sites com banners muito institucionais e com muito texto e sem uma oferta clara e direta a primeira vista não tem adesão do consumidor. Uma copy, uma oferta impactante vai levar o cliente ao click no banner, invista em uma comunicação mais chamativa.
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