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5 Dicas Essenciais de Branding para sua Empresa

Se você tem uma microempresa, escritório ou e-commerce, não pare de ler pois esse texto foi feito para você. Independente do tamanho, todos os negócios devem ter uma identidade própria para se destacar no mercado. E nesse artigo quero te mostrar que para crescer não é preciso gastar rios de dinheiro em publicidade. Com um trabalho de branding bem feito pode auxiliar sua empresa a se destacar sem comprometer todo o s

eu orçamento com isso.


Para te ajudar, montei uma lista aqui com 5 dicas de essenciais de branding para sua empresa, que vai te ajudar a gerir sua marca e criar um branding duradouro e impressionante. Vamos nessa?


1 - Marcas são conceitos


Além dos atributos físicos, como cores e símbolos, marcas são dotadas de conceito e muita subjetividade.


Sua marca deve ser mais que um símbolo e uma tipografia, ela deve ser dotada de conceitos que expressam a missão da empresa, sua filosofia e valores. Não faça apenas algo bonito esteticamente, pense na alma da sua empresa e tenha profundidade na hora de se posicionar.


O cliente tem que entender logo de cara a essência do seu negócio. Ele deve ir além de gostar do seu produto, tem que se identificar com a sua marca. Para um branding efetivo, sua persona deve se identificar com a sua marca além de gostar do seu produto. A Coca- Cola por exemplo, ela é muito mais que uma empresa que vende refrigerantes, concorda?


2 - Amigos perto, inimigos mais perto ainda


Agora que você já entende o conceito, precisamos saber qual o posicionamento de marca da sua empresa. Isto é, como sua marca será vista pelo público. E, para isso, você deve ser um especialista nos seu concorrentes. Para isso, você deve conhecer:


- O que eles fazem;

- O que eles vendem;

- Como eles se posicionam;

- Por que eles se diferenciam do seu serviço.


Dessa maneira, é possível observar e atender necessidades do mercado que talvez tenham sido ignoradas, podendo assim ir onde outras marcas não foram. Por exemplo, se os concorrentes se destacam no preço e por disponibilizar entrega, uma alternativa é oferecer um serviço que foque no atendimento e satisfação do cliente.


3 - Conheça sua persona


Para fazer um trabalho de branding eficiente, você deve conhecer quem compraria seu produto. Isso demanda uma pesquisa de mercado para entender o comportamento e interesse do seu prospect. Fazendo isso você irá garantir que a sua identidade será desenvolvida de maneira correta, proporcionando uma relação de longo prazo entre seu público e sua marca.


Para que essa conexão aconteça, as marcas devem ter conceitos que estejam em harmonia com os valores do seu público, com uma linguagem simples, objetiva e direta. Se você quer vender para pessoas que gostam de viajar, seria ideia sua marca passar a sensação de liberdade.


4 - Ofereça o seu melhor


Quando queremos ir a um evento ou uma festa, procuramos sempre a melhor roupa, damos aquele tapa no visual, não é mesmo? Com sua empresa não é diferente. As empresas devem focar naquilo que fazem melhor do que os concorrentes. Foque sempre na qualidade do seu produto ou serviço.


É frustrante para o cliente quando ele conhece uma marca que de identifica com sua filosofia, mas que não consegue entregar um produto tão bom quanto o dos concorrentes.


Tenha como objetivo a perfeição e expresse isso não somente no conceito da marca, mas também na entrega de seu produto ou serviço. Integridade é tudo.


5 - Dê o que falar


Ao procurarmos amigos, buscamos sempre pessoas por afinidade. Dessa mesma forma, usando uma lógica bem parecida, procuramos marcas que partilham de interesses comum aos nossos.


Nos dias atuais, não basta ter seu nome estampado em fachadas, banner e outdoor, você precisa dar um motivos para que as pessoas tenham interesse em ver essa informação. Criar conteúdo de qualidade e que gere empatia do seu público com sua marca é muito mais relevante do que falar sobre si mesmo.


Antigamente o branding era focado em entender apenas uma solução gráfica eficaz, mas hoje ele não só pode como deve pensar em conteúdo de valor também. Sobre o que sua marca fala? Por que seu público deve ouví-la? Sua marca é coerente com a filosofia adotada? Você expressa isso o suficiente?


Ao traçar uma estratégia de branding, tem-se como objetivo sintetizar tudo o que sua marca representa em uma coisa só. Podemos pensar nisso como um funil, onde ele direciona todas as informações para um único ponto.



Planejar o branding é pensar em posicionamento, como o seu público te enxerga, e com essas práticas você tem tudo para montar uma excelente estratégia de branding.

Como você quer ser visto pelo mercado. Conta pra gente!

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